O que é terapia sexual:

 

É um tipo de terapia específica que trata os conflitos pessoais e do relacionamento do casal causado por algum problema sexual.  Ela integra informações biológicas e psicossociais, com o objetivo de eliminar disfunções sexuais sem causa orgânica.

Além das disfunções sexuais é freqüente a procura por terapia sexual por: discordância sobre a freqüência sexual, discordância sobre realização de um tipo específico de atividade sexual, insatisfação com a qualidade de vida sexual, conflitos de identidade sexual, dificuldade de iniciar ou manter relacionamentos afetivos e dificuldade de envolvimento com a pessoa com quem se relaciona.
O tratamento visa cuidar do sofrimento de um casal ou de uma pessoa que tende a ser melhorado se houver essa possibilidade terapêutica. É preciso sempre entender a disfunção em seu contexto, ela não é um problema apenas de um dos membros do casal, afinal uma relação sexual é feita de duas pessoas.

O que são disfunções sexuais:

As disfunções sexuais são alterações nas fases ativas da resposta sexual . Tais como:

  • Fase do desejo sexual (aumento ou diminuição )
  • Fases da excitação sexual (representada pela ereção no homem e pela ubrificação na mulher)
  • Fase do orgasmo (ejaculação precoce ou retardada no homem e ausência de orgasmo na mulher)

Podem ser primárias, a pessoa sempre sentiu , ou secundária, passou a sentir após um determinado momento de sua vida.

Como ocorre a terapia sexual:

Primeiramente, acontece uma anamnese bem elaborada e uma metodologia de avaliação para identificar a disfunçaõ sexual. Uma vez visto que a disfunção não é de causa organica, inicia se o processo psicoterapeutico, onde o profissional esta fundamentado por teorias e por técnicas especificas. Durante o tratamento são usados exercícios que os profissionais recomendam aos seus pacientes como “tema-de-casa”. Esses exercícios tem o objetivo de aproximar o casal física, emocional e sensualmente sem a cobrança de desempenho sexual
O profissional também terá que estar preparado para em alguns momentos ser pedagógico, informando, erradicando conceitos errôneos e mitos.

Quem é o terapeuta sexual:

O terapeuta sexual é um psicoterapeuta especifico (psicólogo ou médico), treinado em técnicas específicas da terapia sexual. Este profissional necessita de conhecimentos específicos para poder lidar com a diversidade de casos e possivelmente terá que trabalhar com a orientação sexual, com a intimidade da parceria e com a remissão de sintomas.

SEXUALIDADE:

Falar sobre sexualidade humana ainda é um tabu em nossa sociedade, o que dificulta a procura de ajuda para tratar disfunções sexuais que vêm crescendo na contemporaneidade. A falta de informação prejudica a iniciativa de busca de tratamento, bem como a superação de dificuldade no campo sexual.
Descobrir o que agrada o outro, a si mesmo, como cada um se sente, e principalmente aprender uma resposta sexual mais satisfatória é um direito.